Romildes Assunção Teles construiu um lastro cultural baseado num saber ancestral e na transferência de valores como conhecimento e ética, num trajeto de vida onde liderou entidades, articulou e construiu espaços coletivos e projetos de desenvolvimento econômico e social.
Detentor de um saber natural cujos conhecimentos são repassados em narrativas orais e vivências práticas especificas da comunidade, Romildes Assunção Teles foi um dos muitos trabalhadores das matas que exercem diversas atividades para garantir a vida das florestas e das águas na Amazônia.
Como os saberes destas populações têm sido impactados por grandes projetos que desqualificam identidades locais, portanto, ao resistir na defesa de valores fundamentais para a sobrevivência das diferentes comunidades tradicionais da Região, Rô – como era carinhosamente chamado - também lutava pela defesa da natureza, do ambiente, da floresta.
Seus processos pedagógicos de militância social e de partilhas foram determinantes para construção e fortalecimento das identidades e imaginários destes territórios coletivos e compartilhados que não se limitam a uma natureza física como a área da terra, expandindo-se as águas dos rios e ao próprio ar, ameaçado pela poluição e mudanças climáticas, e disputado pelo crédito carbono.
Nestes espaços comuns de territórios e rios que são também simbólicos e culturais, as comunidades criam redes de autosustentabilidade e sobrevivência coletiva através das tradições ancestrais que resistem nos seus percursos históricos e geopolíticos, em diálogos com as dinâmicas dos tempos.
A partida desta liderança foi um golpe na luta pela Amazônia diante das constantes ameaças de projetos predadores como o da Cargill, empresa contra a qual Romildes liderava uma grande campanha, retratada no filme #ForaCargill, de Francisco Weyl (Antes de morrer, Rô havia autorizado a realização de um documentário sobre sua vida, projeto que será executado até 2024).
Que o Universo e a Natureza saúdem esta passagem para a grande morada da eternidade junto ao Pai Celestial.
Uma trajetória inspiradora da resistência nos deixou.
Paz à sua alma, Romildes !
SERVIÇO
Missa de um Mês de falecimento de Romildes Assunção Teles
Dia 27 de Junho de 2023, 6h da manhã
Local: Catedral de Nossa Senhora da Conceição – Abaetettuba
Rua Barão do Rio Branco, Centro
WFK – Instituto de Direitos Humanos
Comments